Saudções, mais um ano se passou e as provas já estão já esta batendo na porta. Chegou a hora de preparar o espirito e a moto. Veja abaixo as dicas para fazer uma prova de longa duração e boa sorte.

1. Antes de sair de casa, verifique se você está de posse de todos os documentos (primeiramente os seus e do seu apoio, carteirinha da Federação, documento do carro, da moto, da carretinha) e principalmente o seu comprovante de pagamento da inscrição da prova. Imagine que mico será chegar lá na organização e esquecer algum destes documentos? Você acabou de perder 1800 pontos... 

2. Ao chegar no local para pegar o seu material promocional seja cortês, afinal todos ali estão querendo fazer uma bela festa. Evite excessos com os colaboradores e outros pilotos. Verifique se todo o material da prova esta certinho (jaleco, planilhas dos 4 dias, adesivos de motos, carro de apoio e de capacete), evitando transtornos futuros. 

3. Passar sede na trilha está com nada! Verifique a situação da sua mochila de hidratação - de alguns conhecidos meus o refil está mais para aquário. Dá medo pedir para beber água daquele troço. Além, claro, de correr o risco de passar mal ao tomar aquela água de aquário. 

4. Verifique se sua bag de ferramentas tem chaves de fenda e Philipes, alicate universal, alicate de pressão, chaves de boca de 08 a 15, chaves álens, vela reserva da sua moto e a chave de vela correspondente, emenda de corrente, rolinho de arame, parafusos reservas e fita isolante. Com estas peças mínimas dá para tirar do sufoco a sua moto. Se você não levar no mínimo isto, mesmo que o limpa trilha te ajude, não dá para fazer milagre para a sua moto funcionar. 

5. Não esqueça que a sua moto também necessita de manutenção: verifique o óleo do motor, a relação da moto, no EI não vá com um pneu meia boca, compre um novo (dianteiro e traseiro) para fazer a prova com segurança, verifique as pastilhas de freio, filtro de ar. Imagina no último dia da prova a moto parando por falta de manutenção. 

6. Evite acelerar loucamente em locais públicos, como na passagem por vilas, próximos de crianças e sitiantes. Não tente provar para estas pessoas que você sabe empinar a moto ou fazer zerinho. Prove suas habilidades na trilha e no podium. 

7. Nada melhor que tomar umas depois da trilha, mais evite ficar como o João Canabrava. Caso isto ocorra, não ande no dia seguinte, você esta colocando outros pilotos em risco e o pior, você mesmo. 

8. Durante o enduro, não saia da trilha. Mesmo que sua moto pife, fique em um lugar onde o limpa trilhas possa vê-lo, pois ele seguirá a planilha e não poderá ficar procurando você por outras rotas. Se por um acaso você se perder, volte para a trilha onde você vê movimento intenso de motos e aguarde. 

9. Leve um celular e, caso aconteça algum acidente, ligue para os números do seu jaleco e aguarde a equipe médica que o atenderá e encaminhará você para seu apoio. 

10. Leve com você uma máquina fotográfica para registrar os momentos incríveis de participar de uma prova como esta. Fotografe bastante, registre tudo, lembre-se que o tempo passa, as lembranças boas não. 

Por Leo "Corrosivo".