Etapa de Poços de Caldas está em sua 4ª edição e vem cheia de novidades para pilotos e público.

Nos dias 19 e 20 de outubro, a cidade de Poços de Caldas, celebra os campeões do HEBS Rinaldi 2019. Esse ano, a tradicional prova de hard enduro, King OFF the Jungle, vem cheia de novidades e promete um show para público e pilotos com um prólogo dentro do estádio Ronaldão, novas categorias e trilhas inéditas. 

Estádio de Futebol será palco do prólogo   

O Estádio Doutor Ronaldo Junqueira, conhecido como Ronaldão, será testemunha de uma substituição inédita: No dia 19, o futebol dará lugar para o Hard Enduro em um evento que terá estrutura uma estrutura completa com food trucks, estacionamento e banheiros estarão prontos para atender público e pilotos.

"Para os nossos patrocinadores, é importante que tenhamos mais público. A escolha do Ronaldão foi em virtude da experiência do ano passado, onde que com a chuva, nós não oferecemos conforto para todos que participaram. Portanto, em um estádio de futebol nós temos uma infraestrutura muito grande. Desta forma, o evento terá conforto para os espectadores e pilotos, além da segurança e facilidade de acesso!" conclui Fábio Cascudo, organizador do King OFF the Jungle.

 A pista estará liberada das 8:00 às 12:00, enquanto as qualificatórias e finais do prólogo acontecem das 14:00 às 18:00.

Seguindo o sucesso da etapa de Morungaba, os organizadores do King resolveram repetir o modelo de prova e, mais uma vez, as disputas serão lado a lado. Um verdadeiro "racha" entre os melhores pilotos do país.

Outra grande novidade desta etapa, será a inclusão da categoria Big Trail. Seguindo os moldes da Categoria turismo, os pilotos inscritos serão guiados pelas trilhas da região, acompanhando de perto as disputas dos demais pilotos e desfrutando do lindo visual da região. No entanto, no sábado, os pilotos que quiserem, poderão se desafiar em alguns obstáculos construídos exclusivamente para as Big Trails.

Trilhas novas e visual inesquecível 

No domingo, os pilotos largam às 7:00 com destino a Aguas da Prata - SP. Para as categorias gold e silver, serão cerca de 90 km de trilhas, por isso a etapa deste ano já é considerada um Hard Enduro Rally.

A maior parte das trilhas foram abertas exclusivamente para a prova. Contudo, como são muitos quilômetros, o track manager Richard deixou as trilhas mais fáceis e durante o trajeto os pilotos vão contar com apoio da organização para reabastecimento e hidratação.

"As trilhas foram divididas em 2 partes, a primeira parte começa na região onde, nos últimos anos, foram as trilhas do King OFF the jungle, com bastante raiz e terra fofa, seguindo para trilhas inéditas em direção a divisa do estado. A primeira parte será a mais hard, com início de trilhas em mata, passando em vegetação mais baixa com pedras. O neutro principal chega por volta de 35 km onde todos os pilotos vão poder abastecer e descansar por 30min." conclui Richard Lima.

A bela paisagem da região também foi colocada no planejamento na hora de desenhar o trajeto.

"Todos os anos que organizamos o King, tínhamos aquela vontade de mostrar mais a região montanhosa de Poços de Caldas. Temos muitas trilhas com diferentes características, mas era difícil de achar um modo de entregar isso aos participantes do Hard Enduro. Esse ano decidimos encarar esse desafio! Foram meses de levantamento e testes." comenta Richard.

Para as outras categorias a quilometragem já diminui. Serão 68km para a Bronze e 60 km para a Iron. A categoria turismo vai usar mesma trilha da Iron, enquanto que a cat. Big Trail, vai andar por trilhas exclusivas e com nível de dificuldade baixíssimos. Para os organizadores, o objetivo é realizar uma prova adequada para cada categoria.

"A segunda parte foi estendida para a gold e silver onde vão enfrentar a recém criada trilha da crista, em uma montanha incrível com uma descida muito íngreme. A silver irá cortar a segunda etapa dessa trilha. Após isso será uma sequência de 20 km de trilhas, de média dificuldade para o Hard, onde o preparo dos pilotos serão testados." finaliza Richard Lima.

O HEBS Rinaldi tem patrocínio de Rinaldi Pneus, BMS Racing, Jarva Racing, 3R Motos e Bikes, Agência Calango, Moto Arts,  JDR e Putoline.

Classificação após a 4ª Etapa

GOLD 

    Rigor Rico – 122 pts

    Tiago Mergener – 85 pts 

    Tiago Lume – 76 pts

    Ripi Galileu – 75 pts

    Rogério Zortéa – 57 pts

SILVER

    Marco Túlio Faria – 97 pts

    Luis Felipe Brunatto – 76 pts

    Willians Kauffman – 63 pts

    Gustavo Pinheiro Abijaude – 57 pts

    Allan Silva – 36 pts

BRONZE

    Eduardo Furtado– 122 pts

    Lucas Torres – 62 pts

    Fabio De Pontes – 61 pts

    Kaio Pochnow– 55 pts

    José Roberto Santos– 30 pts 

Nacional

    Rodrigo Lima – 94 pts

    Eduardo Mourão – 90 pts

    Maurício Gomes – 36 pts

    Diego Dias – 25 pts

    Pedro Brito – 25 pts

IRON

    Cesar de Oliveira Camargo – 47 pts

    Evandro Paiva - 25 pts

    Roger Costa – 25 pts

    Carlos Souza – 25 pts

    Douglas Bras – 22 pts

FEMININA

    Grasiela Theves – 25 pts

    Isa Oliveira – 25 pts

    Líbera Costa Beber – 22 pts

    Bárbara Neves – 22 pts

    Regina Formagio – 20 pts

Serviço: Hard Enduro Brasil Séries

Etapa 6 - King OFF The Jungle

Cidade: Poços de Caldas - MG

Data: 19 e 20 de outubro

Entrada: Gratuita

SÁBADO

Local: Estádio municipal Ronaldão 

8:00 :12:00 inscrições 

9:00 as 12:00 - Treinos livre no prólogo.

14:00 as 18:00 - Qualificatórias e finais do prólogo.

Briefing às 20:00 hs 

DOMINGO

A partir das 7:00 largada para trilhas

Chegada prevista para às 13:00 

Premiação às 15:00 (previsão). 

*A organização pode alterar esse programa caso necessite.

Por Leo Tavares direto da redação com a colaboração e foto de Gustavo Narciso.

Expectativas a mil para as 13ª e 14ª etapas do Campeonato Paranaense de Enduro de Regularidade, válidas como final da temporada. A prova acontece neste domingo, dia 20 de outubro, com um percurso de mais de 120 quilômetros de trilhas na região de Guaraniaçu, no Oeste do estado, durante o XXVII Enduro das Pedras.

A disputa deve reunir cerca de 80 atletas, que buscam o título em seis categorias. Na principal, a Master, Emerson ‘Bombadinho’ Loth está com uma mão na taça. “Para ser campeão só preciso pontuar, completar o circuito independente da colocação. Então vou manter a calma para me firmar como um dos maiores vencedores do estadual”, destaca o heptacampeão.

Os demais ponteiros na tabela são os pilotos: Péricles Dutra na Sênior; Cláudio Hiert pela Over 40; Luiz Felipe Felipsen entre os experientes da Over 50; e Gedeon Ricardo Zilli na Júnior. Fecha o grupo Eduardo Antônio Fronza, que já garantiu o título antecipado na Novatos.

Todos os participantes podem esperar por uma prova segura, limpa, sem enroscos. As trilhas passam por diversas áreas de reflorestamento, aclives e, claro, como sugere o nome do evento, não economizam na presença de pedras. Ao final do dia serão completados 123 quilômetros de percurso.

O Posto Petrobrás, bem no centro da cidade de 15 mil habitantes, foi o ponto escolhido para receber a concentração. A largada do primeiro competidor está prevista para as 8h30 e a chegada para as 13h35. O almoço e premiação ocorrem na Sociedade Esportiva Recreativa Atlântico Club.

As inscrições seguem abertas no site da Federação Paranaense de Motociclismo. Interessados podem garantir a sua participação através do link https://fprm.com.br/evento/7-etapa-do-campeonato-paranaense-de-enduro-de.... O investimento é de R$ 150 por atleta, independente da categoria.

Classificação

Master

1) Emerson ‘Bombadinho’ Loth - 447 pontos
2) Eduardo Vinícius Hiert - 403 pontos
3) Tiago Kudlavies - 376 pontos
4) Jony Stachechen - 374 pontos
5) Alessandro Costa - 315 pontos

Senior

1) Pericles Dutra - 402 pontos
2) Anderson Muller - 390 pontos
3) Julio Cesar Moro Moreira - 342 pontos
4) Alexei Morastoni - 300 pontos
5) Clecio Flavio Hiert - 219 pontos

Over 40

1) Claudio Hiert - 432 pontos
2) Marcio Gaideski - 393 pontos
3) Marcio Chaves Souza - 355 pontos
4) Dagomar Slongo - 222 pontos
5) Joir de Oliveira Borges - 131 pontos

Over 50

1) Luiz Felipe Felipsen - 388 pontos
2) Marcos Szymiwski - 388 pontos
3) Rosni Ferreira - 370 pontos
4) Dagomar Luiz Slongo - 241 pontos
5) Nereu Paludo - 86 pontos

Júnior

1) Gedeon Ricardo Zilli - 386 pontos
2) Bruno Gotardo Muller - 362 pontos
3) Vitor Delfrate Neto - 196 pontos
4) Reinder Neto - 144 pontos
5) Willian Dona - 136 pontos

Novato

1) Eduardo Antônio Fronza - 367 pontos
2) Sandra Vasconcelos - 142 pontos
3) Robson Ramos Costa - 139 pontos
4) Wagner Henrique Rosa - 132 pontos
5) Rodrigo Carloto - 75 pontos

Serviço: Campeonato Paranaense de Enduro de Regularidade

Etapas: 13ª e 14ª
Data: 20 de outubro
Local: Posto Petrobrás - Guaraniaçu
Inscrições: https://fprm.com.br/evento/7-etapa-do-campeonato-paranaense-de-enduro-de...
Entrada: Gratuita

Por Leo Tavares direto da redação com a colaboração de Daniela Bergunovo.