Mudança nos nomes das categorias é uma das novidades do Enduro da Independência 2019

Não é exagero afirmar que o Enduro da Independência sempre lança tendências desde sua criação, em 1983. A prova de regularidade, criada para desbravar as trilhas percorridas por D.Pedro até as Minas Gerais em busca de apoio para declarar a independência do país, se transformou no primeiro grande evento do fora de estrada brasileiro.

Capaz de resistir ao tempo com o mesmo fascínio e se reinventar ao longo dos anos. Com percursos que atravessaram boa parte da região Sudeste e, a cada edição, trazem um desafio diferente.

Na 37ª, os participantes sairão de Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo, encarando a Serra do Mar, rumo a Lavras, Sul de Minas, e a Serra da Mantiqueira, com direito a paradas em Itajubá e na estância hidromineral de Caxambu. Mais uma aventura do mar às montanhas.

Mas a principal novidade da edição 2019 do mais tradicional enduro do país diz respeito a outro aspecto importante da prova: a nomenclatura das categorias, para facilitar a identificação do público e valorizar o nível técnico de cada participante. Nos últimos anos, prevalecia a divisão válida nas outras disputas da modalidade.

Os melhores reunidos na Master; os pilotos em nível intermediário na Sênior; os estreantes na Júnior, e assim por diante.

O que causava certa confusão já que, diferentemente do que possa parecer, Sênior e Júnior não têm qualquer relação com idade, mas experiência. Pois, a partir de agora, a Master passa a se chamar Elite; a Sênior se transforma em Graduado e a Júnior em Intermediária.

Além disso, a primeira categoria por faixa etária (anteriormente Over 40) agora é apenas Over.

Confira todas as categorias da prova:
ELITE (antiga Master)
GRADUADO (antiga Sênior)
OVER (antiga Over 40)
BRASIL
DUPLA GRADUADO
OVER 45
OVER 50
INTERMEDIÁRIA (antiga Junior)
DUPLA INTERMEDIÁRIA
DUPLA OVER 35
OVER 55
OVER 60
FEMININO
NOVATOS
BRASIL INICIANTES
DUPLAS ESTREANTES

As inscrições, sempre é bom lembrar, são limitadas a 300 pilotos.
Para participar, acesse o link abaixo e inscreva-se:
http://www.ipesoffroad.com.br/eventos/enduro-da-independencia/

O Enduro da Independência conta com o patrocínio da Honda Brasil, Pro Tork Racing Development, Yamaha Racing, Totem, Rinaldi Pneus, Menta Motos, ASW Racing, By Moto - A casa da Honda, Cervejaria Backer, Slin Graphics, BMP Special Parts e apoio das Prefeituras Municipais de Ubatuba/SP, Itajuba/MG, Caxambu/MG e Lavaras/MG.

Enduro da Independência 2019
Programação
03/09
Entrega de Material e Largada Promocional Ubatuba/SP
04/09
Ubatuba/SP a Itajubá/MG
05/09
Itajubá/MG a Caxambu/MG
06/09
Caxambu/MG a Caxambu/MG
07/09
Caxambu/MG a Lavras/MG

Por Leo Tavares direto da redação com a colaboração de Rodrigo Gini.