PH Sport, empresa francesa líder no mercado de ralis, desenvolve o UTV mais avançado que existe

Zéphyr, que usa o Can-Am X3 como base, tem carroceria de carbono e está disponível para compra ou aluguel já para o Dakar 2020

A empresa PH Sport, líder na França na construção, preparação e aluguel de carros de rali, como o WRC e Dakar, acaba de lançar no mercado o UTV "Zéphyr", que tem como base o Can-Am Maverick X3, carroceria de carbono e é considerado o modelo mais avançado que existe hoje no mercado. O Zéphyr estará disponível para aluguel ou venda já para o Dakar 2020, na Arábia Saudita.

Instalada em 4.700 metros quadrados na cidade de Langres, na França, 42 funcionários diretos, 24 veículos para assistência em ralis e tendo uma lista campeã de "clientes", como Sébastien Loeb, Sébastien Ogier e Robert Kubica, a PH Sport foi responsável pela preparação do carro de Loeb no Dakar 2019.

A PH Sport começou no rali cross country alugando os Peugeots a partir de 2016 e ajudou Khalid Al Qassimi a chegar em sexto lugar no Dakar 2018 e a Sébastien Loeb ao pódio no Dakar de 2019.

O Zéphyr destaca-se entre os UTVs tradicionais graças à carroceria de carbono leve montada em um chassi tubular homologado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), criando uma alternativa econômica e adequada em relação aos carros da categoria T1.

O Zéphyr usa amortecedores BOS de três vias com paradas hidráulicas de compressão e ressalto, molas ultraleves, e tem chicote elétrico que permite a instalação da ECU. Conta ainda com um painel central eletrônico e sistema de aquisição de dados. O motor, com restritor de ar, é o original do Can-Am X3 para respeitar os regulamentos da FIA.

Essas modificações, combinadas com bancos de carbono, mantêm o peso abaixo de 900 quilos (com um estepe). O Zéphyr terá disponível dois tipos de rodas com pneus da marca BF Goodrich, 14 e 15 polegadas, de acordo com as características de cada prova.

O Zéphyr foi testado na França e em Abu Dhabi por pilotos e campeões mundiais de várias categorias. Para o Dakar 2020, o cliente do novo UTV preparado pela PH Sport poderá contar ainda com o serviço "chave na mão". Ou seja, o piloto só precisa levar os equipamentos pessoais, como macacão e capacete, e a equipe cuidará de tudo, como manutenção, regulamentos técnicos e esportivos, e toda a logística.

"Estamos muito entusiasmados com este novo desafio, já que a maioria dos vinte veículos na primeiro lote já foi comprada ou alugada. Investimos todo o nosso conhecimento na produção do Zéphyr, o UTV mais avançado disponível hoje. É econômico, confiável e é uma ótima alternativa para os veículos T1. Estamos lidando com este novo capítulo em nossa história com humildade, pois ainda temos muito a aprender. Gostaríamos de agradecer aos competidores que escolheram se juntar a nós e depositaram a confiança nesse novo projeto”, afirma Bernard Piallat, gerente da PH Sport.
"PH Zéphyr" - Especificações técnicas
Base: Can-Am Maverick X3
Chassi: tubular, homologado pela FIA
Carroceria: carbono
Dimensões: largura aumentada para 2,1 metros
Amortecedores: o mais recente BOS de três vias com paradas hidráulicas de compressão e ressalto, sistema CAS e FCS e molas ultraleves
Rodas: de 14 e 15 polegadas (de acordo com as características de cada evento) e pneus BF Goodrich
Peso: 900 kg (com um estepe)
Eletrônica: ECU, painel de controle, aquisição de dados e caixa de alimentação MoTec
Tanque de combustível: 130 litros, com recipiente de carbono/kevlar
Mais: bateria de lítio e bancos de carbono

PH SPORT
Tel .: +33 325 87 27 92
Mais informações: [email protected]
Site: www.ph-sport.com
Facebook: PH Sport
Twitter: @ph_sport
Instagram: @ph_sport
Por Leo Tavares direto da redação com a colaboração de Ricardo Ribeiro.