Um minerinho no Mundial de Enduro

O mineiro Felipe Zanol já é ídolo no Brasil, possui também milhares de fãs em Portugal, mas agora quer conquistar o mundo. Com cinco títulos nacionais e dois canecos portugueses, o piloto patrocinado pela Rinali parte para a disputa do Campeonato Mundial de Enduro e sonha em terminar a etapa de abertura no pódio. O evento tem início neste fim de semana, dias 10 e 11, e será realizado na cidade espanhola de Valverde del Camino, localizada na província de Huelva.

Esta é sua terceira temporada consecutiva no evento e o atleta aposta todas as suas fichas na principal competição do mundo. Quando participou pela primeira vez em 2008, na categoria enduro 1, Zanol teve problemas de adaptação às novas pistas e adversários e finalizou em 18º. Já em 2009, apresentou grande evolução e terminou a temporada em 7º lugar na mesma classe, resultado inédito para o país.

Neste ano ele correrá na enduro 3, destinada a motos de 300cc 2T e de 500cc 4T. Os primeiros meses de 2010 foram de adaptação e treinos fortes com a nova máquina, uma Gas Gas 300 replica Nambotin. “Treinei bastante para me acostumar com as motos 2T novamente e estou achando bem legal essa mudança. Fiz alguns ajustes e várias configurações e estou otimista para a estréia”, comentou.

Por enquanto, o piloto confirmou a participação apenas nas cinco primeiras etapas do Mundial de Enduro. Além da prova da Espanha, ele estará presente nas corridas de Portugal, Itália, Polônia e Eslováquia. Para marcar presença na Grécia, Turquia e França ele irá depender dos resultados obtidos anteriormente. 

“Das cinco etapas que irei disputar já conheço o local de quatro delas e isso me ajuda muito. Minha idéia é continuar a evolução que tive no último ano e me manter entre os 10 primeiros. Tenho uma boa experiência e isso conta muito, estou mais relaxado para encarar as especiais e lidar melhor com extremes e percursos difíceis. De qualquer forma, será um grande desafio, irei enfrentar os melhores do mundo, mas acredito que tenho chances reais de alcançar meu objetivo”, explicou.

Confira o calendário do Mundial de Enduro 2010:

10 e 11 de abril – Espanha

17 e 18 de abril – Portugal

22 e 23 de maio – Itália

12 e 13 de junho – Polônia

19 e 20 de junho – Eslováquia

28 e 29 de agosto – Grécia

04 e 05 de setembro – Turquia

25 e 26 de setembro – França

Fonte e Fotos – Rinaldi