Com 280 motos, 65 carros (este número ainda pode chegar a 70) e oito quadriciclos inscritos, será disputada, nos próximos dias 22 (sábado) e 23 (domingo), o Yamaha Ibitipoca Off Road, um dos ralis de regularidade mais badalados do País que está completando 20 anos consecutivos de realização. A prova de motos vai decidir, em duas etapas, o Campeonato Estadual de Enduro de Regularidade. As motos têm 180km de percurso no primeiro dia de prova e 170 km no segundo. Em quatro rodas, o enduro vale pela quarta e quinta etapas da Copa Mineira Off Road. Carros têm percurso de cerca de 185km no sábado dia e 178km no domingo. 

PARCEIROS

O Yamaha Ibitipoca Off Road tem patrocínio de Yamaha River Motos, Itaipava, Nissan Nagai, Claro/LG e Ipiranga. O apoio, de Independência Shopping, Tribuna de Minas, Planeta Off Road e Rádio Energia.

COMO É

A programação da prova tem no dia 21, a partir de 18h, vistoria de carros e motos, pelas Federações Estaduais de Motociclismo e Automobilismo, no estacionamento do Independência Shopping. No sábado, dia 22, a partir de 9h, carros e motos largam do mesmo local com destino a Conceição de Ibitipoca, distrito de Lima Duarte. O neutralizado será no Posto Vargem, em Lima Duarte. O pernoite será em Conceição do Ibitipoca, local da largada no domingo, 23, com destino a Juiz de Fora, e neutralizado novamente no Posto Vargem.

LOCAIS

No sábado, os participantes vão passar pelas localidades de Humaitá e Pirapetinga até chegar a Lima Duarte (neutral), depois Serrote, Mogol, Várzea do Santo Antônio e Conceição de Ibitipoca (chegada). No domingo: largada em Conceição de Ibitipoca, passando por Rancharia, Laranjeiras, Mogol, Lima Duarte(neutral), depois Monte Verde de Cima, Pirapetinga, Humaitá e Juiz de Fora.

A MELHOR

O coordenador geral do evento, Manoel Resende, revela que a meta é realizar “a melhor corrida dos últimos 20 anos. Até o percurso foi selecionado levando-se em conta trilhas ou parte de trilhas que mais agradaram em vinte anos consecutivos de rali”, observa. “O terreno é variado, com trilhas bastante técnicas, que vão exigir bom condicionamento físico dos pilotos e provocar desgaste de equipamentos, é preciso muita atenção ao roteiro o tempo todo”.

APURAÇÃO

Pela primeira vez nos 20 anos, o rali vai contar com o sistema rastro gps de apuração via satélite, nos carros e nas motos. O sistema vem sendo implantado com sucesso e torna o desafio ainda mais difícil para os pilotos. É um verdadeiro big brother da trilha, “relata com precisão todos os passos de cada participante”, observam os organizadores da prova Manoel Resende, Anderson Boka, Saulo Santana, Thiago Resende e Rivo Átila.

CHEGADA

A chegada está prevista para a partir de 14h30, no domingo. Haverá uma série de atrações para o público antes da divulgação do resultado oficial e da premiação em todas as categorias. 

CATEGORIAS

Nas motos, haverá disputa nas categorias Master, Sênior, Over 40, Over 50, Júnior e Novatos. A briga pelo primeiro lugar na Master é uma das grandes batalhas previstas para o rali. Rodrigo Pedrosa Amaral tem 170 pontos, contra 167 do atual bicampeão, Dário Júlio. Entre os carros, a Copa Mineira Off Road prevê quatro categorias: Super Master, Master, Sênior e Turismo. A primeira etapa foi disputada em Barbacena e a segunda, em Juiz de Fora-São João Del Rei-Belo Horizonte.

CAMPEÕES

Os atuais campeões da prova (vencedores em 2008) são:

MOTOS

MASTER: DÁRIO JÚLIO LOPES DE SOUZA – LAVRAS – MG

SÊNIOR: NOÉ DE OLIVEIRA JÚNIOR – FORMIGA - MG

OVER 50: MÁRIO MAIA PENNA – RIO DE JANEIRO

OVER 40: JOSÉ ALEXANDRE TOMMASO – VOLTA REDONDA - RJ

JÚNIOR: ELMAR BATISTA MOREIRA FILHO – SANTOS DUMONT

NOVATOS: RODRIGO CUSTÓDIO VILLAS BOAS – LAVRAS - MG

CARROS

4X4A: BRÁULIO FERREIRA/PEDRO OLIVEIRA – JUIZ DE FORA

4X4B: RICARDO MAZZEI/MATHEUS MAZZEI – JUIZ DE FORA

4X2: ANDERSON OLIVEIRA/BRUNO SALOMÃO – JUIZ DE FORA

QUADRICICLOS: PEDRO GOUVÊA – JUIZ DE FORA

BASTIDORES

O stand da prova está armado no Independência Shopping. No local, o público pode conferir a revista oficial do evento, imagens espetaculares e o registro de todos os campeões desde 1990, além da possibilidade de adquirir camisetas, casacos e bonés relativos ao rali.

BLITZ EDUCATIVA

Cada participante ou acompanhante da prova vai receber um panfleto educativo, assim que chegar ao distrito de Conceição de Ibitipoca, no sábado. Nele, há orientações que devem ser obedecidas para não se causar 

transtorno aos moradores de Lima Duarte, Conceição de Ibitipoca e região. Um dos lemas principais dos organizadores é o respeito, seja ao ambiente, às propriedades por onde a prova passa, e aos moradores dos distritos visitados.

Informações: www.ibitipocaoffroad.com.br