A cidade de Pato de Minas estreará no calendário brasileiro de Rally Cross-Country e Rally Baja. Abertura da temporada 2019 será em março. A Rallymakers começou os trabalhos para a etapa de abertura dos campeonatos Brasileiros de Rally Country e Rally Baja 2019, e escolheu a cidade mineira de Patos de Minas para sediar a competição. De 15 a 17 de março, o evento concentrará pilotos e navegadores das categorias motos, quadriciclos, UTVs e carros. As inscrições estão abertas em www.rallymakers.com.br. 

De acordo com o diretor executivo da Rallymakers, Fernando Bentivoglio, o 2º Rally Minas Brasil terá percurso total de 420 quilômetros, sendo 300 quilômetros de trechos cronometrados em dois dias de competição, que passarão também pelo município de Presidente Olegário – que se destaca pela beleza de imensos chapadões. “Acredito que novamente surpreenderemos os participantes, com um evento rico em cenários e belezas naturais. São conjuntos de serras e montanhas (chapadas) que darão um charme especial à disputa”, declarou Bentivoglio. 

O parque de apoio será montado no CEASA Regional de Patos de Minas, localizado na Av. Maria C. da Fonseca, 1.080, com início das atividades e abertura da secretaria de prova na sexta-feira (15), a partir das 10h. “Os trechos das especiais serão mistos. Passaremos por áreas agrícolas, regiões de serras e cânions. O terreno diversificará entre areia, trial e terra batida. Digo que será uma especial bem completa, com setores de velocidade alta, média e baixa”, contou Bentivoglio. 

Patos de Minas apresenta um excelente potencial para o Turismo e Ecoturismo. O conjunto de serras mais importantes da região é o Espigão Mestre, onde está o divisor de águas das bacias do Rio São Francisco e do Rio Paraná. Ainda, há as serras dos Magalhães, Grande, de Santa Maria, do Leal, do Baú, do Barbosa, da Paciência, do Mamão e do Pião.

O 2º Rally Minas Brasil é uma realização da Rallymakers, com apoio da Prefeitura Municipal de Patos de Minas e Prefeitura Municipal de Presidente Olegário

Supervisão: CBM, CBA, FMEMG, FMA e RCMG

Por Leo Tavares direto da redação com a colaboração da Liberdade de Ideias.

Será dada a largada para a temporada 2019 da equipe Honda Racing de Enduro de Regularidade. O Rally Piocerá parte de Teresina (PI) nesta terça-feira (dia 22) e segue até Juazeiro do Norte (CE), onde recebe os vencedores no dia 25 de janeiro. De olho no tricampeonato das motos, Tunico Maciel, piloto mineiro atual campeão do Rally dos Sertões, está pronto para o desafio na categoria principal, a Master. Outro destaque é a presença do tetracampeão brasileiro da modalidade Dário Julio, que retorna para a categoria Master após oito temporadas de ausência.

A largada promocional do Rally Piocerá está marcada para a próxima segunda-feira (21), no Teresina Shopping. No dia seguinte, os competidores partem para a primeira etapa da competição, sendo que o roteiro completo inclui 1.279 km em quatro dias de disputas. Além de Teresina (PI) e Juazeiro do Norte (CE), o roteiro inclui passagens pelas cidades de Floriano e Picos, no Piauí, e Iguatu, no Ceará.

A bordo da Honda CRF 450RX, motocicleta com a qual venceu o Rally dos Sertões na temporada passada, Maciel está motivado para a primeira prova do ano. “A expectativa é muito boa. Eu venho treinando muito, tanto em cima da moto quanto a parte física, e estou em boas condições de lutar mais uma vez pelo título”, declarou. “Vou dar meu melhor e, se Deus quiser, o resultado virá.”

Em 2019, Maciel continuará alternando provas de Enduro de Regularidade com provas de Rally Cross Country. “O Enduro de Regularidade exige muita cautela, muita navegação, não adianta ser muito rápido se não navegar bem. Então, tenho que me concentrar bastante, será a primeira prova do ano, vou tomar cuidado para não me machucar e não ter nenhum imprevisto”, disse. 

Mesmo com o ótimo retrospecto de 2018, que além do título do Rally dos Sertões incluiu a vitória no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country pela categoria Production Aberta, o piloto que ir mais longe nesta temporada.. “Quero superar o desempenho do ano passado, andar muito forte em todas as provas e vencer tudo o que for possível. Estou bem animado para esse ano, muito animado mesmo”, garantiu o piloto de Lavras (MG).

Após faturar todas as disputas de 2018 pelas categorias Over 40 e Brasil, o piloto Dário Julio está de volta à classe Master. Ele terá como aliada a recém-lançada motocicleta Honda CRF 250F. 

“A Master é onde estão os principais pilotos do Brasil, espero um nível ainda mais alto nas provas. Por isso, eu treinei bastante com o Tunico, que já corre nessa categoria”, disse o piloto e chefe de equipe da Honda Racing. Ele também é lavrense. “É a primeira prova do ano e vou ver como realmente estou em relação aos meus concorrentes. De qualquer forma, estou bem animado e a adaptação à moto CRF 250F está ótima. A máquina apresentou um ótimo conjunto: a ciclística facilita a pilotagem, o motor é forte e a injeção eletrônica e as suspensões ficaram muito boas.”

Esta é a primeira vez que Dário Júlio e Tunico Maciel serão adversários em uma mesma categoria. “O Tunico será meu adversário, mas, ao mesmo tempo, pensando como equipe, isso será bem legal”, disse Dário Júlio. “Apesar de pilotarmos motos diferentes, estaremos mais próximos e dentro da mesma categoria, ou seja, um poderá ajudar o outro sempre que houver necessidade”, completou o experiente piloto.

A equipe Honda Racing de Enduro de Regularidade conta com o patrocínio de Honda, Michelin, D.I.D e Mobil.

Programação - Rally Piocerá 2019*

Segunda-feira - 21/1
Local: Teresina Shopping
Das 8h às 15h - Vistorias técnicas e administrativas
Das 8h30 às 9h10 - Briefing categoria Bicicletas
Das 9h20 às 10h - Briefing Motos e Moto Turismo
Das 10h10 às 10h50 - Briefing UTVs, Quadriciclos e Motos Rally
Das 11h às 11h40 - Briefing Carros 4x4
19h30 - Largada Promocional
21h30 - Show Equipe Força & Ação

Terça-feira (22/1) 
Teresina (PI) a Floriano (PI)
Percurso categoria Motos: 364 km

Quarta-feira (23/1)
Floriano (PI) - Picos (PI)
Percurso categoria Motos: 282 km 

Quinta-feira (24/1)
Picos (PI) - Iguatu (CE)
Percurso categoria Motos: 427 km

Sexta-feira (25/1)
Iguatu (CE) - Juazeiro do Norte (CE)
Percurso categoria Motos: 206 km

Total: 1.279 km

*A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.

Por Leo Tavares com a colaboração do Mundo Press e com foto de Idário Café