Os pilotos Bruno Crivilin e Vinicius Calafati, da equipe Orange BH KTM América Racing, estarão no Viana Adventure, prova de encerramento do Campeonato Brasileiro de Regularidade. Enquanto Crivilin disputa a prova na Categoria Master, Calafati larga antes de todos os pilotos e vai abrir a prova.

Há três anos sem disputar uma prova do Enduro de Regularidade, Bruno Crivilin estará de volta à modalidade neste final de semana, na prova de encerramento do Campeonato Brasileiro, em Viana/ES. A última prova que o capixaba disputou foi o Enduro da Independência de 2015, quando foi vice-campeão na categoria Master.
 
Crivilin está disputando o Brasileiro e o Mundial de Enduro FIM. No Brasileiro lidera a Classificação Geral e a Categoria E1 e já pode ser campeão por antecipação na próxima etapa. No Mundial ele é o sexto colocado na sua Categoria. Com uma brecha na agenda de competições, o jovem piloto fez questão de participar do Viana Adventure, que acontece em seu estado natal.
 
“Gosto muito do Regularidade e tenho muitos amigos disputando. Já corri algumas provas como o Polenta e o Independência, mas tem tempo que não encaro uma planilha e os equipamentos de navegação. Gosto muito de andar de moto e encarar diferentes modalidades. Se pudesse corria tudo, Enduro FIM, Regularidade, Hard. Queria muito fazer também o Ibitipoca e o Independência. Quero ver se consigo fazer mais uma prova do Brasileiro de Hard também esse ano. É uma pena que a agenda não permite a gente fazer tudo”, explicou Crivilin, que vai encarar a prova à moda antiga. "Apesar dos novos sistemas de navegação por GPS e fone de ouvido, vou andar como andava antes, com planilha de papel e navegador. Acho mais gostoso e acho que a gente tem que se concentrar mais”, finalizou o piloto.
 
Quem também estará presente no Viana Adventure junto com Crivilin é seu companheiro de equipe, Vinicius Calafati. Mas se Crivilin resolveu encarar a Categoria Master, Calafati achou melhor não enfrentar o difícil desafio. É que o piloto, líder do Brasileiro de Enduro FIM, não tem tanta intimidade com a navegação. Por isso mesmo estará participando da prova, mas como “abre trilha”, largando antes de todos os pilotos e abrindo a prova junto com Edmilson Campos, responsável pelo levantamento do percurso.
 
“Não tenho intimidade com a modalidade então preferi não arriscar. É a final do Campeonato Brasileiro, a adrenalina vai estar alta com as disputas pelo título, então preferi não correr nesta prova para não atrapalhar ninguém, já que era o que provavelmente poderia ocorrer”, riu o piloto, que continuou: “Mas acho muito bacana a modalidade, tenho vontade de experimentar. Vou abrir a prova e assim tenho a oportunidade de conhecer a prova e as trilhas da região, que dizem são muito bacanas. Serão quase 400 quilômetros em dois dias, acho que vou curtir”, finalizou Calafati.
 
Depois do Viana Adventure os pilotos da Equipe Orange BH KTM América Racing se preparam para a penúltima etapa do Campeonato de Enduro FIM, em Farroupilha/ES, nos dias 4 e 5 de Agosto. Logo depois Crivilin embarca para a Europa, onde fica por quase dois meses e disputa mais duas provas do Mundial de Enduro.

Colaboração e foto: Oranje BH/Jnjão Santiago

Uma das principais competições do motociclismo brasileiro vai invadir as trilhas de Bueno Brandão (MG). No dia 29 de julho, a bela cidade mineira, famosa pelas lindas cachoeiras e belezas naturais, será palco da quarta etapa da Copa EFX Brasil. A prova fará parte das festividades de inverno do município.

Pilotos e equipes de diversas regiões do país são aguardados no evento que terá sua base no Campo de Aviação, na Rua Luís Coutinho da Rocha, s/n. As motos começam a largar do local de concentração às 9h para os desafios da competição que nesta rodada abre a segunda metade da temporada 2018.  

O trabalho de levantamento das trilhas segue em ritmo acelerado. Cada volta da prova deve contar com cerca de 35 quilômetros. Estão previstos dois CHs (Controles de Horário) e três Testes Cronometrados. Mais detalhes serão revelados em breve pela organização.

As categorias Trilheiros Importada, Trilheiros Nacional, Feminina e Nacional Novato, que são as que mais crescem no campeonato, terão os 10 primeiros colocados premiados, dobrando a quantidade de pilotos homenageados nestas classes.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 26 com desconto através dos sites www.adrenatrilha.com.br e www.megatrilha.com.br. Os interessados em participar podem obter mais informações com o Adrenatrilha Trail Club através do telefone (11) 4513-5421.

Serviço

Copa EFX Brasil - 4ª etapa
Data: 29 de julho de 2018
Cidade: Bueno Brandão (MG)
Local: Campo de Aviação
Endereço: Rua Luís Coutinho da Rocha, s/n
Inscrições: antecipadas com desconto até o dia 26 de julho
Informações: (11) 4513-5421 Adrenatrilha / (11) 99956-8006 Fábio Simões (Fabião)
Transmissão ao vivo: página do Adrenatrilha Trail Club no Facebook
Sites: www.adrenatrilha.com.br e www.megatrilha.com.br

Programação*

Sábado (28/07)
6h -  Abertura do parque de eventos para montagem dos boxes;
15h - Abertura da secretaria para entrega de material;
16h - Início do show de manobras radicais da equipe Xmotos Show;
18h - Término do show de manobras radicais da equipe Xmotos Show;
18h30 - Fechamento da secretaria para entrega de material.

Domingo (29/07)
7h -  Abertura da secretaria;
7h30 - Início da vistoria técnica e entrada no parque fechado;
8h45 - Briefing técnico aos pilotos e equipes;
9h - Início das largadas com os primeiros pilotos;
10h - Fim da vistoria técnica e entrada no parque fechado;
10h - Fechamento da secretaria;
15h - Previsão da premiação aos campeões;
17h - Encerramento das atividades.

*Programação sujeita a alterações

Categorias
Elite (Força Livre) - Pilotos classificados no resultado geral do Campeonato Brasileiro e EFX Brasil.
E1 (Pró) - Motos até 150cc 2T e até 250cc 4T.
E2 (Pró) - Motos de 175cc até 250cc 2T e de 251cc até 450cc.
E3 (Pró) - Motos acima 251cc 2T e acima de 450cc 4T.
E4 (Pró) - Motos originalmente de até 28CV.
E35 (Força Livre) - Pilotos acima de 35 anos completados no ano.
E45 (Força Livre) - Pilotos acima de 45 anos completados no ano.
E50 (Força Livre) - Pilotos acima de 50 anos completados no ano.
E5 (Novato) - Motos até 150cc 2T e até 250cc 4T.
E6 (Novato) - Motos de 175cc até 250cc 2T e de 251cc até 450cc 4T.
E8 (Novato) - Motos originalmente de até 28CV.
EF (Força Livre) - Feminina.
Trilheiros Importada - Pilotos que nunca participaram de provas de enduro (motos importadas).
Trilheiros Nacional - Pilotos que nunca participaram de provas de enduro (motos nacionais).
Equipe - Soma dos três melhores tempos na geral de cada equipe.

A Copa EFX Brasil 2018 é realizada pelo Adrenatrilha Trail Club com o patrocínio da Honda, o co-patrocínio da IMS e o apoio da Motofield, Sig Visual, Tech Ride, Edgers, CrossFit Saúde, Jeri Adventure Ride, Art Video, Colorart, MR Pro, Gat Logística, Pró Moto, MR Segurança Eletrônica, Art Pedras Mármores e Granitos, Circuito Serras Verdes, Prefeitura Municipal de Bueno Brandão e Comtur.  

Colaboração e foto: Publix/Lucidio Arruda