Skip to main content

Search Modal

Main Area

Main

13ª Trilha da Fé Ipês Off Road - Uma aventura pelas montanhas da Mantiqueira!

13ª Trilha da Fé Ipês Off Road - Uma aventura pelas montanhas da Mantiqueira!

A Trilha da Fé Ipês Off Road percorreu pelas as melhores trilhas do Sul de Minas e do Vale do Paraíba no estado de São Paulo, proporcionando uma aventura inesquecível durante 4 dias pela Serra da Mantiqueira e montanhas do Sul de Minas.

Em 2020 a organização inovou novamente descobrindo novos caminhos e percorrendo as regiões de Lavras, São Thomé das Letras, Conceição do Rio Verde, Lambari, Heliodora, Natércia, Pedralva, Itajubá, Delfim Moreira, Guaratinguetá, Aparecida, Cruzeiro, Passa Quatro, São Sebastião do Rio Verde, Pouso Alto e Baependi retornando a Lavras.

Em uma caravana composta por pilotos, apoios, mecânicos e motoristas, assim foi a 13ª Trilha da Fé, mesclando pilotos experientes e novatos, rumo ao Santuário de Aparecida em São Paulo, com muitas chuvas e um piso bem liso; onde nos dois primeiros dias do passeio o tempo permaneceu fechado e chuvoso vindo a melhorar a partir do 3º dia.

A aventura começou as 06:00hs do dia 23/01/2020, quando todos os participantes da 13ª Trilha da Fé começaram a se reunir na Moto Point para enfrentarmos o primeiro dia rumo a Lambari/MG com uma previsão de 200 Kms no dia, contando com uma estrutura envolvendo 01 caminhonetes 4x4, 01 Van e 1 Furgão.

Trilha da Fé1º Dia – Muitas pedras e obstáculos pelo caminho!

Neste ano optamos por começar o trajeto já encarando logo de início o famoso “Morro do Chinha" para testar a habilidade e preparo dos pilotos, onde nos primeiros 25Kms não teve refresco, muitos obstáculos e degraus de pedras marcaram o que seria um dia duro e muito técnico rumo a Lambari/MG.

Neste dia tivemos 3 baixas por problemas mecânicos o que atrasou um pouco a previsão de chegada onde finalizamos o dia as 18:00hs para o descanso merecido e encarar o segundo dia que veio a se tornar o dia mais exigente de todos os pilotos.

2º Dia – Liso e Desafiador

Depois de muita chuva a noite toda, pela manhã uma trégua para a partida rumo a Aparecida, assim partimos para o segundo dia.

Já começamos o dia com 3 baixas que ficaram com suas motos em manutenção para reparos, assim partimos por subidas de braquiárias e o famoso “Morro do Vô Lázaro” no Paiolinho onde nos obrigou a darmos volta e já apresentar aos pilotos que o dia seria longo e difícil. 

Foi um dia em que enfrentamos um terreno extremamente liso, árvores caídas no trajeto e uma dificuldade a parte para subir o “Rabo do Burro”, chegada atrasou de verdade onde chegamos em Aparecida/SP às 20:00hs mas com a sensação de dever cumprido.

Trilha da Fé

3º Dia – Revivendo o Enduro da Independência de 2006!

05:00hs, hora de levantar e seguir para a 1º  missa do dia realizada no Santuário de Aparecida. Após a celebração, hora  de partir rumo novamente a Trilha da Fé, sentido Baependi nas Minas Gerais, passando pelo túnel cravado na divisa de São Paulo com Minas Gerais onde o local foi palco da Revolução de 1932, revivendo alguns trechos por onde percorreu o Enduro da Independência  de 2006.

Andamos por trilhas rápidas e um grau de dificuldade bem menor que os 2 primeiros dias, nem por isso menos prazeiroso, o que veio a agradar a maioria que estava presente na Trilha da Fé

 4º Dia – Dia de saborear a costela no almoço da chegada!

Partimos de Baependi rumo a Lavras com previsão de chegada para as 13:00hs onde teria uma costela assada esperando para o almoço, neste dia, passamos pelas trilhas do Grand Kenion em São Thomé das Letras consumindo quase toda a energia que tinha restado dos participantes, daí em diante aliviamos um pouco para no final chegarmos pela trilha das Antenas em Lavras/MG dentro do horário para realizarmos nosso almoço, saboreando a costela preparada pelo Renatinho e Reginaldo.

Trilha da FéAgradecimentos:

Agradeço primeiramente a Deus, Nossa Senhora Aparecida e Nosso Senhor Jesus Cristo e a todos os amigos e apoios que fizeram com que esta trilha acontecesse mais uma vez, em especial ao sempre grande companheiro de treinos e trilha Reginaldo “Jornal” e a todos os nossos companheiros e guias que estiveram conosco em mais esta edição da Trilha da Fé, quem venha a edição de 2021.

Por Lúcio Pinto Ribeiro, direto da Trilha da Fé - 2020.

Fotos: Leo Tavares/CF.

 

Desde 2009 CorrosivoFilmes - Todos os direitos reservados