Patrik Capila integra a seleção brasileira para disputa do Six Days Enduro

Recém coroado Campeão Brasileiro de Enduro na Categoria Júnior, o capixaba Patrik Capila, da Yamaha O2BH América Racing, já está em Viña del Mar, no Chile desde a última terça-feira (6), para a disputa do Internacional Six Days Enduro, que acontece entre os dias 12 e 17 de novembro. O jovem piloto de 19 anos se junta a Bruno Crivilin, Gustavo Pellin e Nicolas Rodriguez para defender as cores da Seleção Brasileira.

A prova é considerada as Olimpíadas do Enduro, e este ano conta com a participação de 400 pilotos de 25 diferentes países. Será a primeira participação de Capila na prova, que no ano passado teve a seleção brasileira conquistando o oitavo lugar, melhor resultado do Brasil em todos os tempos.

Este ano o piloto teve a oportunidade de participar de duas provas do Mundial de Enduro, na Espanha e Portugal, além de conquistar um terceiro lugar em uma etapa do Campeonato Português. Agora o desafio será maior defendendo a seleção brasileira. Patrik vai disputar a prova com uma Yamaha YZ 450FX, com um kit que aumentou a cilindrada da moto para 480cc. Isso porque a prova exige que cada seleção tenha pilotos nas três categorias. Assim, Capila disputa a Categoria E3, para motos acima de 450cc.

“Estou bem animado, já começamos a reconhecer as especiais e estou gostando bastante. Depois de disputar o Campeonato Brasileiro com uma Yamaha YZ 250FX, vou encarar uma moto bem mais forte, mas isso não será problema. Já treinei bastante com a moto e estou bem adaptado. Quero ajudar nossa seleção a conquistar mais uma boa colocação, assim como no ano passado. Estou ansioso para poder acelerar logo”, relatou Capila.

Serão seis dias de prova com uma média de 270 quilômetros por dia. Ao final de cada dia os pilotos tem poucos minutos para dar manutenção nas suas motocicletas – nenhuma ajuda é permitida, a não ser para abastecer. Qualquer reparo ou manutenção, bem como as trocas de pneus diárias, tem que ser feitas pelos pilotos, depois de acelerarem por cerca de sete horas a cada dia.

A Equipe Yamaha O2BH América Racing tem patrocínio da Kenda Pneus, ASW, Yamalube, BR Parts, Dragon, Gaerne, Circuit, W-Tech, Stick´s, Durag, Solo, Exceed, MrPro, Academia do PIC e Alex Design. É mais uma equipe de competição do Grupo Orange, líder em vendas no Brasil com as bandeiras KTM, Yamaha e Kawasaki. Possui uma loja com mais de 4.000 itens em acessórios e equipamentos para prática motociclista on e off Road, uso urbano e recreativo. Motos novas, seminovas e consórcio.

Colaboração e foto: O2BH Yamaha/Janjão Santiago