Yamalube R3 Cup: Etapa brasileira é a que tem mais participantes no Mundo

Dentre todos os países em que é disputada, a R3 Cup Brasileira é a que reuniu o maior grid, com 40 motos.Ano a ano, corrida a corrida, a Yamalube R3 Cup disputada no Brasil segue batendo recordes e se firmando como a principal categoria a formar novos pilotos no país. Na etapa mais recente, disputada dia 24 de junho em Interlagos, São Paulo, não foi diferente.

Superando o recorde de 37 participantes da primeira corrida de 2018, 40 pilotos alinharam suas YZF R3 ávidos por vencerem a prova, disputada em duas categorias. A Stock, cujas motos tem o peso aliviado e não recebem alterações mecânicas – mantendo até mesmo o óleo Yamalube recomendado pela Yamaha –, e a Pro, que tem como diferencial em relação à Stock, a liberdade para mudanças nas suspensões.

Na segunda etapa do campeonato, os jovens pilotos da Stock mostraram grande evolução em relação a ao início da temporada, baixando o tempo das voltas e brigando pelas primeiras posições com os pilotos da Pro. Quem venceu a categoria foi Kaiwan Freira, o Kaká Fumaça, seguido por Felipe Macan Rafinha Fernandes, que conquistaram respectivamente o segundo e terceiro lugares.

O grande vencedor na geral e também na Pro, foi Matheus Barbosa, que travou uma verdadeira batalha com Bruno Cesar Borges e Fabinho Jandaia pela liderança da corrida. A uma volta do fim, Matheus, assumiu novamente a ponta e cruzando a linha de chegada no tão sonhado primeiro lugar. Muito próximos, Bruno Cesar Borges e Fabinho Jandaia receberam a bandeirada em segundo e terceiro lugares respectivamente.

Para completar a festa da Yamaha no SuberBike Brasil, Tom Kawakami ao guidão de sua YZF R6, deu um verdadeiro show de pilotagem na categoria SuperSport, mostrando uma superioridade em relação aos demais pilotos que já o colocam como favorito ao campeonato.

Tom contornou a primeira curva da corrida em quinto lugar, atrás de seu companheiro de equipe, o argentino Fausto Granton Gallay. Em uma recuperação surpreendente, Ton Kawakami já assumia a ponta da corrida antes mesmo de fechar a segunda volta.

Não satisfeito, o talentoso piloto da Yamaha manteve o ritmo alucinante, volta a volta abrindo distância de seus oponentes. O resultado, ao fim da prova, não poderia ser outro... Ton venceu com uma vantagem de quase 8 segundos sobre seu companheiro de equipe, se isolando na liderança do campeonato. Gallay por sua vez, formou a dobradinha da Yamaha no pódio ao chegar em segundo lugar.

A próxima etapa está programada para acontecer em 22 de julho, também em Interlagos, na cidade de São Paulo.

Colaboração e foto: Yamah do Brasil/Felipe Moreira