AJP Motos – Acima das expectativas!

Sábado de sol em Macacos/MG, tanque cheio e muita trilha pela frente. Assim foi o meu primeiro contato com as motos da Fabricante Europeia (Portugal) AJP Motos. A convite da representante da marca aqui no Brasil, fui andar com os seus modelos PR4 (240cc refrigeração a ar) e PR5 (250cc refrigeração liquida) pelas trilhas da grande BH.

Um dos primeiros pontos nas motos que me chamou atenção foram os componentes a bordo da moto como suspensão invertida na dianteira, suspensão traseira a gás, freio a disco traseiro, painel digital, partida elétrica, ponteira Bell Parts na PR4 e injeção eletrônica na PR5.

Sem dúvida, um conjunto de acessórios que chamam bem a atenção ao primeiro contato. Só que será que funciona bem na trilha? O jeito era colocar as motos para rodar para sentir a ciclística e a força da moto em funcionamento. Bora lá então conhecer as motos.

A primeira trilha que entrei foi a Desaparecidas/Perdidas com a PR4 (240cc refrigeração a ar). De cara já dá para sentir a força do motor que é bem arisco pelo tipo de moto. Bem curtinha e com um bom torque, a motor transmite muita segurança na hora de acelerar e encarar os obstáculos. A suspensão dianteira invertida de 40mm Marzocchi é muito eficiente e a moto fica bem longe do solo em relação ao motor.

Gostei muito da moto, ela é pequena e muito ágil em trilhas fechadas. Tem características mais voltada para os pilotos que buscam aquela trilha tipo hard com a vantagem de ser refrigerada a ar, evitando assim que a moto ferve na hora do sufoco. E por um pouco mais curta entre eixo, deixa a moto bem na mão para realizar manobras em trechos pesados.

Alguns bons quilômetros depois divertindo com a PR4, era hora de acelerar com a PR5(250cc refrigeração liquida) pelas trilhas da região. A primeira diferença da PR5 em ralação a PR4 e a ciclística. Primeiro a moto é maior entre eixos, o motor de 250cc refrigeração liquida tem muita força e torque.

Por ser um pouco mais pesada e maior que sua irmã, a PR5 vem equipada com a suspensão invertida dianteira Sachs 48mm absorvendo bem as imperfeições das pedras e obstáculos das trilhas que passamos. Outro ponto que me chamou atenção e o sistema de injeção eletrônica da PR5 que é bem eficiente na hora de dar aquela acelerada para passar pelos obstáculos.

Senti que a PR5 é uma moto que onde me daria muito bem no Enduro FIM, no Enduro de Regularidade, Cross Country devido a força do motor (acabamento interno em nikasil) e pela sua ciclística. E olha que já estava esquecendo, as duas motos tem o tanque central que aumenta o centro de gravidade.

E depois de quilômetros de aventura era hora de voltar até o Bar do Marcinho para tomar aquela limonada gelada para repor as força e comer um típico prato da culinária mineira e lembrar dos bons momentos com as motos pelas trilhas de Macacos/MG.

CONCLUSÕES:

Em resumo posso afirmar que as motos da AJP tem o seu espaço no mercado nacional, atingido justamente o piloto que está buscando um produto diferenciado em relação as motos de entradas e não deixa a desejar em nada em relação as motos gringas já no mercado. Outro diferencial a quantidade de componentes de alta performance em relação ao preço. Bem abaixo das motos importadas e pouca coisa acima das motos de entradas sem a necessidade de ter que ficar equipando a moto e gastando horrores em peças e acessórios. A tá, não posso esquecer do seu DNA Europeu que faz grande diferença em relação a outras motos importadas chinesas.

Sem dúvida seria uma moto que gostaria de ter para encarar as trilhas!

Para conhecer melhor a AJP, acesse o link da marca aqui no Brasil e conheça mais!

Por Leo “Corrosivo” direto das trilhas de Macacos/MG de AJP.

 

CARACTERISCAS E VALORES:

AJP PR4

MOTOR: 1 cilindro, 4 tempos, 2 válvulas

Refrigeração: Ar + óleo

DIÂMETRO x CURSO: 69 X 62.5mm

CILINDRADA: 233 cm3

POTÊNCIA: 20 CV

Partida: Elétrica

SUSPENSÃO DIANTEIRA: Marzocchi 40mm –multi ajustável (

SUSPENSÃO TRASEIRA: Sistema Progressivo ZF Sachs – multi ajustável

Freio DIANTEIRO: Disco ∅ 260mm

Freio TRASEIRO: Disco ∅ 220mm

ALTURA ASSENTO: 920mm

ALTURA DO SOLO: 365mm

PESO: 105 Kg

Tanque:7 L

PNEU DIANTEIRO: MICHELIN 90/90 - 21"

PNEU TRASEIRO: MICHELIN 120/80 - 18"

Aros de Alumínio

Escapamento BelParts

Guidão de alumínio REIKON

Plásticos Polisport

CORES DISPONÍVEIS: Branco

Valor: R$18.500,00 + Frete cobrado a parte - Disponibilidade e valores sujeito alteração sem aviso Prévio.

AJP PR5

MOTOR: 1 cilindro, 4 tempos, 4 válvulas, OHC

Refrigeração líquida, COM VENTOINHA de fábrica

DIÂMETRO x CURSO 77 X 53.6mm

CILINDRO DE CROMO

CILINDRADA 249 cm3

POTÊNCIA 27.5 Cv

INJEÇÃO ELETRÔNICA Delphi

Partida Elétrica

Cambio de 6 marchas

SUSPENSÃO DIANTEIRA: Sachs 48mm - curso 280mm multi ajustável

SUSPENSÃO TRASEIRA: ZF Sachs - curso 300mm multi ajustável

Freio Dianteiro: Disco ∅ 260mm

Freio Traseiro: Disco ∅ 220mm

ALTURA ASSENTO: 950mm Tanque transparente de 7,5 L

PNEU DIANTEIRO: MICHELIN 90/90 - 21"

PNEU TRASEIRO: MICHELIN 120/80 - 18"

Guidão de alumínio REIKON fatbar

Regulagem/ajuste rápido de embreagem

Peso: 110kg

Plásticos Polisport

CORES DISPONÍVEIS: Branco

Valor: R$24.500,00 + Frete cobrado a parte– Disponibilidade e valores sujeito alteração sem aviso Prévio.