Skip to main content

Search Modal

Main Area

Main

PROJETO ESTAÇÃO MOUNTAIN BIKE – BIKESTATION

PROJETO ESTAÇÃO MOUNTAIN BIKE – BIKESTATION

Imagina você pedalando pelas montanhas das Minas Gerais e no meio do nada encontra uma infraestrutura para descansar, realizar leves manutenções, carregar os eletrônicos e ainda conhecer um pouco do local que está? Essa é a proposta BIKESTATION, projeto idealizado pelo atleta Antônio Gonçalves, mais conhecido no meio das bikes pelo apelido de Ticorico.

Conheça um pouco mais desse incrível projeto:


O que é:
Se trata de um projeto de infraestrutura turística para dar apoio ao turismo com mountain bike. Atendendo também outros segmentos de turismo passando informações sobre o caminho, a rota e as trilhas onde já está implantado.  


Onde já está implantado?
Sabará como protótipo com 01 Estação, Conceição do Mato Dentro com 18 Estações, Itabira com 15 Estações e Mariana com 21 Estações.


Objetivo
Gerar fluxo de um turista de qualidade, o perfil de um turista viajado, esclarecido, feliz, de bem com a vida, bem sucedido que consequentemente irá desfrutar das estruturas juntamente aos atrativos daquele município onde está instalado o Bikestation. É esse o foco. Não esquecendo aqueles que já são praticantes na cidade que certamente vão se sentir homenageados por ter essas estruturas de apoio para a prática do mountain bike como produto turístico.


Das Estruturas
São 8 as estruturas que compõe o projeto:
Meeting Point (Área de Encontro) contendo o mapa com as informações técnicas da rota; Mesas para Lanche; Painéis Informativos com informações complementares do município ou distrito; Estacionamentos para as bicicletas; Totens Grandes de sinalização; Totens Menores de orientação; Bike Wash (Lavador de Bike);
Poste Solar para recarga das bicicletas elétricas (e-bikes) e outros equipamentos como celulares.


Estruturas em madeira tratada, certificada e com garantia. Textos em dois idiomas (português e inglês) contendo informações importantes para passar ao turista biker como o gráfico, o plano altimétrico, Altitude máxima/mínima, percentual de subida, norte verdadeiro, escala e com a segurança que necessita.
A diferença entre o Bikestation e o Bike Park.


No Bikestation, a primeira diferença é que não tem custo, não se paga nada para pedalar onde tem as estruturas, é de graça. Já no Bike Park tem custo, se paga para entrar e rodar dentro das pistas. Outro ponto é que no Bikestation não tem interferências nas trilhas, elas estão in natura. Não tem saltos artificiais, curvas ou pontes feitas em madeira. Na questão turística, o biker que vai para a cidade onde tem Bikestation instalado e necessita de alimentar, hospedar, absorver serviços e com isso movimenta a economia local. Geralmente nas Estações o turista biker percorre os trechos por “Setores” obtendo nos painéis as principais informações para chegar nas atratividades como uma bela cachoeira, por exemplo.


Público-Alvo
Turistas, ciclistas em geral, caminhantes, adeptos do trekking e observadores de pássaros. Em determinados trechos, também os passeios de motos Big Trail e veículos 4x4.

 

Colaboração e foto: Antônio Gonçalves

Desde 2009 CorrosivoFilmes - Todos os direitos reservados